9Prancheta%25201_edited_edited.png
CABEÇA SEM FUNDO COM BORDA.png

XXIX
FEIRA DO CONHECIMENTO

SOBRE A FEIRA DO CONHECIMENTO

O Centro Educacional Colibri, na manhã do dia 11 de junho de 2022, realizou a XXIX Feira do Conhecimento

A feira deste ano aconteceu sob a temática CONECTANDO SABERES e teve como objetivo levar à comunidade escolar mostras do conhecimento científico e suas tecnologias nas diferentes áreas do conhecimento. 

As exposições dos alunos articularam teoria e prática em um envolvimento que abrangeu toda a comunidade escolar, corpo docente, administrativo, apoio, alunos e famílias. 

A XXIX Feira do Conhecimento teve como protagonista o corpo discente escolar. Eles que como elemento central fizeram as ligações de todos os assuntos trabalhados durante o semestre; transformaram o saber em habilidades e as demonstraram com muito entusiasmo ao público visitante.

Fica aqui um pouco do que vivenciamos nesta feira do ano 2022, Conectando Saberes.
 

 

 

 

TURMA DO PRÉ 2

Alunos de 5 (cinco) anos de idade: Estes alunos, orientados pela professora Lucyana Costa, trabalharam a subtemática Animal de estimação: O cão amigo do homem.
 

Para esta temática, a estratégia de ensino foi buscar a pesquisa por meio da curiosidade e da afetividade que os animais despertam no ser humano. A turma pôde contar com a visita e com as orientações de profissionais que contribuíram com a expansão dos conhecimentos dos alunos sobre o assunto, em dias de aulas antes da feira. A Dra. Alice Lima, por exemplo, veterinária, que conversou com os alunos sobre as diversas raças existentes de cães, bem como os cuidados, alimentação, higiene e saúde dos animais; Drª. Belisa Moutinho, terapeuta ocupacional e mestre em Psicologia Clínica e social, que carinhosamente mostrou a essa turminha a importância dos cães de serviço no trabalho e cuidados com as pessoas com transtornos globais, mais especificamente as portadoras do TEA; o Batalhão da Polícia Militar do Município de Belém que presenteou os alunos com a visita do lindo e carinhoso cão chamado MAX. 

No dia da feira a comunidade escolar teve a grata oportunidade de receber mais uma vez os guardas municipais juntamente com o MAX assim como pessoas da ONG ANI (Assistência Animal) que trouxe 2 cães para doações, oportunizando assim a todos o compartilhamento da solidariedade pela doação.

A tecnologia também foi mostrada ao público como grande aliada na qualidade de vida dos cães, principalmente dos que precisam de reabilitação ou que não possam mais se locomover de maneira autônoma. Foram mostradas próteses, cadeiras de rodas, sensores eletrônicos, coleiras com sensores, tampões de ouvidos e outros acessórios que ajudam nossos animais a terem maior segurança e qualidade de vida.

TURMAS DO 1º ANO

Alunos de 6 (seis) anos de idade: A escola conta hoje com 3 turmas de 1º ano (A-B-C), e assim, foi apresentado ao público 3 subtemáticas diferentes. Acompanhe:

 

  • 1º ano A, orientados pela professora Vera Ednéa, os alunos passearam por assuntos ligados ao Movimento do Corpo Humano. Esta turma aprendeu e pôde demonstrar em exposição as maneiras pelas quais os seres humanos se movimentam a partir dos comandos cerebrais.
    Descobriram que as pessoas reagem por meio de diferentes movimentos, sejam eles voluntários ou involuntários. Durante as pesquisas e estudos, os alunos se depararam com realidade de pessoas com deficiência física, a locomoção destas pessoas e a importância da tecnologia para a qualidade de vida; puderam dialogar sobre a realização do sonho dessas pessoas, como por exemplo os campões nos diferentes esportes. Puderam, acima de tudo, compreender que a deficiência nem sempre limita o corpo e os sonhos e que o desejo, o querer e a oportunidade podem, juntos, realizar sonhos e colocar à prova toda a capacidade do corpo humano.

  • 1º ano B, orientados pela professora Karla Nataly, os alunos fizeram um resgate das brincadeiras de antes e de hoje. Puderam comparar e entender como brincavam os avós e os pais em décadas anteriores e como eles enxergam as brincadeiras atuais.
    O estande dessa turminha se transformou em um divertido palco de brincadeiras, proporcionando assim aos visitantes o resgate da infância, outrora esquecida, as curiosidades sobre brincadeiras em diferentes regiões do País.
    E foi assim que por meio de brincadeiras de cada época como brincadeira do elástico, jogos eletrônicos e outras que abordavam as diversões em diferentes épocas os alunos e visitantes foram aprendendo de maneira divertida.

  • 1 ano C, orientados pela professora Simara Miranda, os alunos puderam viajar por constelações e outros elementos que compunham o Sistema solar. Este tema proporcionou aos alunos conhecimentos sobre a primeira vez que o homem foi à lua e à marte; sobre os sonhos da humanidade para a descoberta e conquista de planetas; da existência de astros como o sol que em sua grandiosidade ilumina a terra, de Marte, o planeta vermelho que com rotações e períodos sazonais iguais à terra mantem sua plenitude de Lar do Monte Olimpo; a lua que como único satélite natural da terra, matem sua rotação em sincronia com a terra. Esses conhecimentos foram plantados na cabecinha dos alunos e temos certeza de que um dia, irão frutificar.

TURMAS DO 2º ANO

Alunos de 7 (sete) anos de idade: Tanto as turmas do 2º ano A, orientados pela professora Aline Melo, quanto os do 2º ano B, orientados pela professora Isabel Martins, passearam pelo mundo das plantas. Conheceram as partes que compõem uma planta, a importância destas para a sobrevivência humana.

Compreenderam os benefícios da tecnologia agrícola para o bom resultado das plantações por meio de pesquisas e de demonstrações feitas pelas professoras.

Os alunos também criaram uma horta e durante algumas semanas puderam cuidar da germinação da semente e observar o crescimento de uma planta.

Durante a feira, a exposição de um herbário, pensado e construído pelos próprios alunos chamou a atenção e satisfez a curiosidade de muitos visitantes que por ali passaram.

TURMAS DO 3º ANO

Alunos de 8 (oito) anos de idade: Orientados pela professora Jéssica de Oliveira a frente da turma do 3º ano A e pela professora Renata Saraiva, 3º ano B, os alunos estudaram os monumentos históricos de Belém. Dos livros à visitação in locu, as duas turmas saíram em visita aos pontos que abrigam monumentos históricos da cidade de Belém. Aprenderam a valorizar a história paraense e enveredaram por linhas históricas e poéticas em relação, principalmente à Belle époque na Belém Oitocentista. Puderam ouvir a explicação, por exemplo, dos postes de luz a gás na Praça da República, de como eram abastecidos para o funcionamento e iluminação da cidade e de como elementos como este enriqueceram a cidade, historicamente; visitaram o VER-O-PESO e puderam ver as ruas antigas e as construções que abrigavam e entretiam a população da época; conheceram a Casa das 11 Janelas e os artefatos que compunham as casas da elite paraense.

Para a feira construíram maquetes, produziram cartazes demonstrativo e explicativo de toda a teoria que puderam acumular sobre o assunto.

TURMA DO 4º ANO

Alunos de 9 (nove) anos de idade: Sob a orientação do professor Salomão Porto, os alunos desta turma se enveredaram nos caminhos da geometria. Durante todo o 3º bimestre estudaram, pesquisaram e dialogaram sobre as diversas faces dos sólidos geométricos, sobre a presença destes na vida cotidiana. Para mostrar esse conhecimento ao público, os alunos criaram o Museu Colibri da Geometria. Nele expuseram obras feitas a partir de figuras geométricas e explicaram como estas são importantes para a composição, por exemplo, de prédios, cidades etc. 

O local destinado à exposição desta turma ficou tomado por imagens de figuras geométricas e de maquetes que demonstraram o uso destas. Tivemos maquetes do Teatro da Paz, do sistema solar, de cidades e de outras demonstrações que com muito cuidado foram apresentadas e explicadas ao público.

TURMA DO 5º ANO

Alunos de 10 (dez) anos de idade: Esta descontraída turma foi orientada pela professora Socorro Brito. Com o estudo sobre setores da economia, os alunos pesquisaram e produziram recursos que pudessem demonstrar ao público a importância dos setores primário, secundário e terciário. Para embasamento teórico os alunos visitaram a empresa URBIX Urbix – Incorporações. Empresa paraense de Construção e Inovação que há 13 anos vem revolucionando o segmento de construção civil no estado. Lá, puderam observar, na prática, os colaboradores de uma empresa, seus cargos e funções, assim como a importância deste setor para a economia; aprenderam em pesquisas e em diálogos em sala de aula sobre o cultivo pelas mãos humanas e com a ajuda da tecnologia, o processo de industrialização, da conservação de alimentos, a sua distribuição para os mercados e a chegada dos alimentos na mesa do consumidor. Dessa maneira os alunos passearam pelo cultivo do alpiste ao feijão, plantando sementinhas com amor para colher conhecimento e habilidades.

9Prancheta%25201_edited_edited.png
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
Add a Title
Add a Title

Describe your image

press to zoom
1/12

Finalizado o passeio pelas subtemáticas da feira, agradecemos a presença e o prestígio de todos e já ficamos ansiosos para que chegue a próxima.

Até lá!