9Prancheta%25201_edited_edited.png

MODALIDADE

PRESENCIAL E REMOTA

MODALIDADES DE ENSINO

O MEC - Ministério da Educação -homologou na data de 09 de dezembro do corrente ano a resolução do CNE – Conselho Nacional de Educação -  que afirma que as escolas públicas e particulares podem oferecer ensino remoto enquanto durar a pandemia. Sendo assim, a escola continuará esse ano com a oferta de duas modalidades de ensino, a saber:

ENSINO PRESENCIAL

Formato de ensino no qual o conteúdo é exposto ao aluno por meio de aulas que permitam tanto ao professor quanto ao aluno estarem fisicamente no mesmo local e ao mesmo tempo. Este formato traz características conhecidas de todos nós às quais nossa escola atende com excelência na qualidade, por exemplo:

  • Ambiente físico estruturado e equipado para atender diariamente as aulas entre professor e aluno;

  • Horário de aulas fixo, enviado aos pais no início do ano, para acompanhamento e organização das famílias;

  • Todas as atividades e avaliações são realizadas, obrigatoriamente, presencialmente, sejam elas de sala de aula, de laboratórios, escritas, orais, individuais ou em grupos;

  • A assiduidade e o desempenho precisam estar de acordo com previsto em regimento legislativo e da Instituição escolar. Neste caso, 75% de frequência e nota 7,0 respectivamente;

  • A presença do aluno é contabilizada exclusivamente pela presença do aluno em sala de aula, registrada em ficha de classe.

  • Os professores estão diretamente em contato com os alunos, podendo responder e tirar as dúvidas dos alunos a qualquer momento.

ENSINO REMOTO

Formato de ensino no qual tanto o professor quanto os alunos realizam as atividades nos mesmos horários em que as aulas ocorrem no modo presencial em tempo real. Isso quer dizer que a rotina da aula continua, a alteração é apenas no ambiente que passa a ser virtual e que pode ser acessado pela plataforma Google Classroom de diferentes localidades e de diferentes dispositivos, desde que ligados a uma rede de internet. Neste formato há também o uso de recursos didáticos tecnológicos para enriquecer as aulas. Há todo o cumprimento ao projeto pedagógico educacional e políticas institucionais, com exceção da presencialidade do aluno in loco. Como política pedagógica da escola, ressalta-se que neste formato o aluno deverá realizar as avaliações individuais (prova escrita) nas dependências da escola. 

O acesso é permitido por um código enviado para o e-mail próprio do aluno, os responsáveis abrem uma conta no GMAIL.
 

  • ​ADEQUAÇÃO AO ENSINO HÍBRIDO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Essa abordagem possibilita combinar o ensino presencial e as propostas do ensino remoto (on-line). Neste formato as aulas acontecem em tempo simultâneo (presencial e semipresencial). Utilizam-se diversos recursos didáticos não ocorridos ao mesmo tempo. Estes conteúdos podem ser fornecidos em formato de áudio, vídeo, texto, atividades impressas, atividades dirigidas entre outros para complementar e garantir a essencialidade dos conteúdos e dos objetivos de aprendizagem por meio de estratégias que admitam a interação, a integração e a discussão dos assuntos em estudos.

Esse formato permite a rotatividade da presencialidade dos alunos de modo que flua o escalonamento entre grupos de alunos ora presencial, ora remota, permitindo assim a não aglomeração no espaço escolar.